7 benefícios da água morna com limão todas as manhãs


Faz um tempo que burburinhos sobre os benefícios da água morna com limão em jejum enchem a internet. Há quem diga que ela ajuda a fazer mais xixi e, assim eliminar a retenção de líquidos e até mesmo a emagrecer alguns quilinhos, mas será que esse hábito é mesmo eficiente?

De acordo com nutricionistas e pessoas que fazem uso da água morna com limão todos os dias, embora a bebida não faça milagres, ela realmente funciona como um detox diário. Ela ajuda na digestão, melhora imunidade e sim, auxilia a dar aquela enxugada nas gordurinhas, se associada a uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos.


Mas, como você vai ver, as vantagens de se tomar a água morna com limão em jejum vão muito além de tudo isso que já dissemos até aqui. Na lista abaixo mostramos tudo de bom que você pode conseguir se implantar esse hábito tão simples e tão barato em sua vida.

Quanto tomar?

Porém, antes de irmos ao que interessa, que tal aprender a preparar e a consumir essa detox matinal?

Apesar de poder ser consumida fria ou em temperatura ambiente em qualquer momento do dia, até mesmo para se refrescar; pela manhã, em jejum, é melhor consumir o limão na água morna.

Quem entende do assunto diz que o organismo não precisa de tanta energia para processar o líquido e consegue absorver mais rápido tudo que ele tem a oferecer.

Como preparar?

Sobre o modo de preparo, claro, não tem complicações. Você só precisa espremer meio limão em cerca de 100 ml de água morna e tomar em seguida.

Os efeitos da bebida são potencializados se ela for tomada em jejum e se você esperar de 15 a 30 minutos para comer. Mas, lembre-se: não é um suco, então, tente tomá-la sem açúcar ou qualquer tipo de adoçante!

Confira 7 benefícios da água morna com limão:

1. Efeito diurético e purificador

A água morna com limão faz com que se faça mais xixi e, assim, acaba eliminando mais rápido as toxinas no trato urinário e o mantém mais saudável.

2. Aumenta a imunidade

Apesar de ser ácido no paladar, o limão se torna alcalino em nosso organismo, o que ajuda na eliminação da acidez no próprio estômago, como a azia; e em outras partes do corpo, como nas articulações.

Além de aliviar as dores, quando o organismo está mais alcalino a imunidade aumenta e nos deixa menos expostos a doenças.

3. Mais energia e melhor humor

O limão é um dos poucos alimentos que contam com carga negativa, ou seja, que quando entra em nosso organismo proporciona mais energia e, consequentemente, deixa o humor melhor.

4. Hálito melhor

O limão deixa o hálito instantaneamente mais fresco, além de prevenir inflamações na gengiva e dores de dente.

5. Ajuda no emagrecimento

Rico em fibra pectina, o limão ajuda ainda a moderar a fome e o desejo de comer.

6. Mais vitamina C

Limão é uma fonte magnífica de vitamina C. Quando você o consome diariamente, como no caso da água morna com limão, o sistema imunológico fica a todo vapor, evitando resfriados e doenças respiratórias, por exemplo.

Isso sem contar os benefícios desse nutriente para a pele, limpando e a deixando com aparência saudável; e para os ossos e as articulações.

7. Melhora a digestão

Por sua composição ser parecida com a da saliva e do suco digestivo do estômago, o limão estimula também o fígado e melhora a produção de bile, ácido que ajuda ativamente na digestão.

Os minerais e demais vitaminas do limão, ativadas pela água morna, também auxiliam na eliminação de toxinas presentes no trato digestivo.

E aí, entendeu porque se fala tanto em tomar água morna com limão? Se você já começou a tomar essa bebidinha milagrosa não deixe de compartilhar conosco, nos comentários, se você já começou a sentir as diferenças. Ok?

Nosso site tem a finalidade de ajudar, mas não substitui o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.