Como fazer Xarope de Cenoura para Tosse, Gripe e Resfriado


Uma excelente forma de tratar a gripe e aliviar a tosse com catarro é tomar este xarope caseiro de cenoura com mel e limão.

A cenoura possui propriedades expectorantes e antioxidantes que ajudam a combater as gripes e os resfriados, especialmente diminuindo os sintomas de tosse pois limpa as vias aéreas e acalma a irritação que provoca a tosse.


Veja como preparar:

Ingredientes

  • 1 cenoura ralada
  • 1/2 limão
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de chá de mel (incluir apenas para crianças maiores de 1 ano)

Modo de preparo

Ralar a cenoura ou cortar em rodelas muito finas e depois colocar num prato, e cobrir com o açúcar. Para potencializar o efeito do remédio devem ser adicionado 1/2 limão espremido e 1 colher de mel, sobre toda cenoura.

O prato deve ser colocado ao ar livre para repousar durante alguns minutos e está pronto para ser consumido quando a cenoura começar a eliminar seu suco natural. É recomendado tomar 2 colheres deste xarope por dia, mas este xarope deve ser tomado com precaução porque possui uma grande quantidade de açúcar, sendo contra-indicado para quem tem diabetes.

Benefícios deste xarope de cenoura 

Os ingredientes deste xarope de cenoura são excelentes para:

  • Fortalecer o sistema imunológico, por ser rico em antioxidantes e em vitamina C;
  • Tirar o catarro da garganta porque tem ação expectorante;
  • Alivia a tosse porque limpa a garganta;
  • Combater a gripe, resfriado, coriza e eliminar o catarro do nariz, da garganta e dos pulmões.

Além disso, esse xarope tem um sabor agradável, sendo mais facilmente tolerado pelas crianças.

Um bom momento para tomar esse xarope é pela manhã e depois das refeições, porque assim o índice glicêmico não aumenta muito rápido, favorecendo a fome. Outro cuidado importante é não dar esse xarope com mel para crianças com menos de 1 ano, devido ao risco de botulismo. Nesse caso, basta retirar o mel da receita, que ele também terá o mesmo efeito.