Conheça os incríveis benefícios do Inhame para sua saúde!


O inhame é um dos tubérculos nutritivos mais consumidos no Brasil.

Em algumas regiões do país recebe outros nomes, como taro ou cará. Atualmente, estão catalogadas mais de 600 espécies deste tubérculo no Brasil, mas apenas 14 são considerados aptos para alimentação. O inhame cultivado e consumido no país é originário da África ou Ásia. Veja logo abaixo os benefícios do inhame para a saúde e bem estar!

A região nordeste é a maior produtora de inhame no Brasil, sendo muito consumido nesta e nas outras regiões brasileiras. Em alguns países da África Central, como a Nigéria, este alimento faz parte da dieta diária das pessoas. Esse tipo de tubérculo é muito usado pela indústria farmacêutica, em especial para produção de pílulas anticoncepcionais.

A cada 100 gramas de inhame existem 118 calorias, sendo grande parte formada por carboidratos. O inhame é uma fonte de fibras muito importante para a saúde. Além disso, esse tubérculo contém uma grande quantidade de minerais, como cobre, magnésio, cálcio, fósforo e potássio e vitaminas (C e do Complexo B).

Veja lista de benefícios do inhame:


1 – Saúde da Mulher

As mulheres podem se beneficiar do inhame de forma especial, pois o tubérculo contém diosgenina, que no organismo é convertido em desidroepiandrosterona (conhecido pela sigla DHEA), que é um hormônio produzido pelas glândulas adrenais.

Esta molécula (DHEA) ajuda na síntese de hormônios como a progesterona e o estrogênio, entre outros. Dessa forma, as mulheres sofrem menos com os efeitos da menopausa, por exemplo. Além disso, o inhame ajuda a melhorar a fertilidade nas mulheres.

2- Câncer

O betacaroteno e a vitamina C, que são considerados compostos antioxidantes, ajudam na prevenção de alguns tipos de câncer. Isto ocorre por que estas substâncias combatem os radicais livres, que são os responsáveis pelo surgimento de doenças crônicas, como o câncer, em nosso organismo.

Além disso, a diosgenina, que também está presente no inhame, impede a proliferação de células cancerígenas, de acordo com pesquisas científicas. Diante disso, podemos dizer que uma dieta rica em tubérculos, como o inhame, ajuda na prevenção de doenças sérias como o câncer.

3- Saúde do Coração

O coração pode sofrer com vários tipos de outras doenças do organismo, como o colesterol ruim. Os níveis altos deste tipo de colesterol podem trazer sérias doenças para este importante órgão do nosso organismo, como ataques cardíacos e infartos, por exemplo.

As fibras presentes no inhame ajudam a diminuir os níveis do colesterol ruim. E, com isso, a pessoa passa a ter uma vida mais saudável. Além disso, o inhame possui grande quantidade de potássio em sua composição, o que compensa a ação do sódio no organismo.

4- Alzheimer

O aminoácido homocisteína ajuda na alimentação da inflamação do cérebro de pessoas que sofrem com Alzheimer. Além disso, essa doença diminui os níveis de DHEA, um hormônio que diminui com o envelhecimento das pessoas.

Diante disso, o inhame pode controlar o Alzheimer, pois é rico em vitaminas do complexo B (B6 e B9).

5- Ajuda a Emagrecer

O inhame pode ser um importante aliado na perda de peso, pois tem pouca gordura e a presença de carboidratos considerados complexos, sendo um importante aliado das pessoas que participam de treinamentos. Além disso, as fibras presentes no inhame ajudam a garantir a sensação de saciedade nas pessoas. Ou seja: as pessoas ficam com fome menos vezes ao longo do dia.

6- Anemia

O inhame é uma importante fonte de ferro, sendo desta forma considerado um remédio natural para combater a anemia. Além disso, contém cobre e vitamina C, que ajudam na absorção de ferro para o organismo.

Agora você já conhece os benefícios do inhame para a saúde! Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!