Este truque simples elimina as manchas de suor das suas roupas


As manchas amareladas são causadas pelo uso de desodorantes e são difíceis de remover com a lavagem normal

Você comprou uma linda blusinha branca, usou algumas vezes e teve o maior cuidado para não sujá-la, mas mesmo assim ela ficou com uma mancha amarelada embaixo do braço? Que pena!

Essa é uma situação bastante comum para quem usa desodorantes ou antitranspirantes que contêm alumínio (especificado na composição do produto como cloridrato de alumínio, cloreto de alumínio ou complexos de alumínio-zircônio).

O suor em si é transparente, porém, quando ele atinge o tecido embaixo da axila e acaba secando, os sais, as proteínas e os óleos presentes nessa região podem deixar um resíduo.

Esse resíduo é removido facilmente quando a roupa é lavada. Contudo, quando as secreções naturais do corpo entram em contato com o desodorante, eles formam uma mancha amarelada.

Conforme a peça é utilizada no dia a dia, essa mistura se acumula no tecido, de forma que a mancha fica impregnada e muito difícil de ser removida com a lavagem normal.


Como remover as manchas de desodorante

Se você tem uma peça com uma mancha amarelada embaixo do braço e gostaria de tentar um último truque antes de jogá-la fora, você pode seguir esta receita caseira. Veja o que você vai precisar:

  • 1 colher de chá de detergente de cozinha
  • 1 colher de sopa de água oxigenada volume 10 (3%)
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 escova de dente velha

As quantidades especificadas dos produtos são aproximadas. Pode ser necessário utilizar mais ou menos material conforme o tamanho e a intensidade da mancha em questão.

O truque é bem simples: primeiro, misture todos os produtos em um recipiente até formar uma pasta homogênea. Em seguida, com a peça ainda seca, aplique essa pasta sobre a mancha e esfregue com a escova de dente velha por cerca de 1 minuto.

Deixe a mistura agir sobre a mancha por aproximadamente 10 minutos e depois lave a camiseta como de costume para recuperar o branco do tecido. Caso a mancha esteja muito impregnada, você ainda pode esfregá-la com sabão de coco na hora de lavar.

Cuidados na hora de seguir esse truque caseiro

Como em todo truque caseiro (e também quando vamos utilizar um produto diferente em uma peça de roupa), é recomendável testar em uma área pequena e escondida do tecido.

Afinal, não temos certeza de como o tecido vai reagir em contato com a mistura dos produtos – e o resultado pode ser uma peça arruinada, com uma mancha ainda pior ou mesmo com um furo. Nossa ideia é salvar a peça, e não destruí-la ainda mais!

Outro cuidado importantíssimo que devemos seguir é evitar fazer misturas desconhecidas de produtos de limpeza. A receita indicada neste post é segura, porém, não recomendamos que você coloque outros produtos na mistura na tentativa de obter um efeito mais poderoso.

A água oxigenada e o bicarbonato de sódio utilizados nesse truque, por exemplo, não devem ser misturados com vinagre. Da mesma forma, o detergente não deve ser misturado com água sanitária. Os resultados podem ser perigosos para a sua saúde.

Como evitar manchas de desodorante nas roupas

Para a maior parte das pessoas, deixar de utilizar desodorantes não é uma opção. Porém, existem algumas dicas que você pode seguir para evitar a formação das manchas amarelas.

O primeiro passo é esperar alguns minutos depois de aplicar o desodorante, de forma que o produto esteja completamente seco antes de vestir a peça.

Depois do uso, procure lavar a blusa o mais rápido possível, para evitar que a mancha fique grudada no tecido. Por fim, caso você já tenha lavado a peça e a mancha não tenha saído, não utilize o ferro de passar nessa região, pois o calor vai fixar o amarelado ainda mais.