Fralda Descartável Pode Causar Infertilidade e Câncer! Conheça 6 Motivos para usar Fralda de Pano


Há algumas décadas a fralda de pano ainda era utilizada por grande parte das mães. Hoje as pessoas olham torto quando afirmas que utilizas fralda de pano. Afinal, fraldas descartáveis são tão práticas!

Mas quanto custa essa tal de praticidade? Já é comprovado que  elas demoram mais de 400 anos para se decompor no meio ambiente e é grande causadora de alergias e problemas ginecológicos!

Agora, um estudo da Universidade de Kiel, da Alemanha, associou o uso de Fralda descartável à infertilidade masculina e ao câncer nos testículos.

O plástico das fraldas descartáveis aquece as bolsas testiculares dos bebés em até 1ºC acima da temperatura corporal. Isso causa danos no desenvolvimento do sistema reprodutor masculino, segundo os cientistas.

Para fins acadêmicos, eles compararam homens que utilizaram as fraldas descartáveis com homens que usaram apenas fraldas de pano. O resultado? A temperatura média era mais alta naqueles que usaram as tais fraldas de plástico com químicos!

“O uso da fralda descartável pode ter efeitos negativos na maturação testicular, na formação de esperma e pode facilitar o desenvolvimento de câncer nos testículos“, afirmam.

Já na idade adulta, a saúde do esperm@ é influenciada pela temperatura do escroto e dos sacos testiculares. Situações como febre e sauna podem reduzir a contagem de esperma. O aumento prolongado da temperatura escrotal na infância, portanto, pode influenciar na fertilidade masculina.

Para os pesquisadores, a descoberta explica o aumento de infertilidade dos últimos 25 anos.

Essa notícia não vai agradar muitas mães, pois a praticidade desse tipo de fralda é indiscutível. Mas, se você é uma mãe cautelosa deve repensar esse assunto.

Abaixo listamos 6 motivos para usares fraldas de pano modernas:


  • 1. Poupa espaço nos aterros sanitários. Uma fralda descartável leva entre 400 e 500 anos para se decompor. Isso significa que seu bebé já nasce com uma pegada ecológica absurda.Numa conta simples, cada bebé utiliza, aproximadamente, 8 fraldas por dia. Num mês são 240 fraldas, em um ano 2880. Será que ele ficará contente em saber, no futuro, que seus tataranetos irão conviver com os resquícios das suas próprias fraldas no planeta?
  • 2. Economiza recursos naturais.
  • 3. São econômicas. A quantidade de fraldas de pano modernas necessárias varia de acordo com a rotina da família e de quantas vezes por semana é possível bater na máquina. Isso mesmo, na máquina de lavar roupas. E antes que você faça cara de nojo, eu explico: normalmente as famílias adeptas à fralda de pano lavam-nas à mão, sim. Mas acabam colocando na máquina depois para passar na água quente e deixar de molho, por exemplo. É super prático!

  • 4. Tem menos química. Ok, essa vantagem varia de acordo com a visão das mães. O ideal é sempre que possível optar pelos produtos mais naturais para o seu bebé.
  • 5. Assa menos. Por ter menos química e esquentar menos as genitais do bebé, as fraldas de pano causam menos assaduras.
  • 6. Pode ser utilizada por mais de uma criança. As mães podem usar em dois, três ou até quatro filhos a mesma fralda de pano. No fundo é como se fosse uma peça de roupa que, se bem lavada e conservada, dura gerações!


Avalie este Artigo?

Mais pra voce!