Lavar ou não lavar o arroz antes de cozinhar? Descubra


Lavar o arroz ou não antes do preparo é uma dúvida recorrente para muitas pessoas. Segundo o que algumas marcas destacam na embalagem, o cereal não precisa ser lavado antes do cozimento, porém ainda existem grandes controvérsias em torno dos benefícios e desvantagens de se lavar o arroz antes de levar à panela.
Motivos para lavar ou não o arroz
Razões contra
Ao lavar o arroz, o alimento sofre, sim, uma perda considerável de nutrientes que são lavados embora. Esses nutrientes são muito importantes para uma alimentação saudável e sua diminuição pode, a longo prazo, trazer consequências negativas à saúde como o aumento de câimbras e da pressão arterial, que eleva o risco de derrame, fraqueza, inflamações e outros quadros.

 

Como o arroz é seco, e livre de veículo transitório para conduzir bactérias e outros micro organismos, não há tanta necessidade de lavá-lo antes do preparo. Além disso, o ponto de ebulição da água em fervura para cozinhar o arroz elimina qualquer microorganismo nocivo à saúde que possa existir no momento.
Razões a favor
Porém, o tipo de arroz parbolizado, que passa por um processo de absorção dos nutrientes da casca, e depois por um procedimento de gelatinização que “sela” o cereal, quanto mais processado for (do tipo I, II), pior para a saúde. Isto evidencia o quanto de exposição ao ambiente industrial o arroz foi submetido.
Nesse caso, o risco de aplicação ou absorção de substâncias químicas aumenta com o tempo de processamento em uma planta industrial. Além da manipulação pelo homem, há adição de clarificantes, aromatizantes, conservantes, além de banhos industriais antes de passar pela embalagem do produto. Por isso, esses tipos de arroz mais processados, o ideal é lavar antes de cozinhar.