Limpar tapete com produtos caseiro é solução fácil e barata; veja como fazer


Com o tempo, é normal que os tapetes comecem a acumular sujeiras, manchas e até mesmo odores derivados do atrito constante com sapatos, bichos de estimação, poeira e outros fatores. A boa notícia é que com alguns produtos de limpeza caseiros é possível higienizar o tecido e remover manchas.


Como limpar tapete?
Removedor de manchas caseiro
Para retirar manchas recém-feitas, que ainda não secaram, é mais indicado o uso do bicarbonato de sódio ou água oxigenada. Basta aplicá-los sobre a mancha, aguardar alguns minutos e retirar com um papel seco, sem esfregar.

Vinagre e detergente
Um dos usos caseiros do vinagre se deve a sua capacidade de higienizar e remover manchas. Basta misturar água morna com detergente neutro e vinagre e aplicar sobre o tecido encardido. Depois de alguns minutos, limpe com um pano e deixe secar naturalmente.

Lavagem a seco em casa
A dica é boa especialmente para quem não espaço para lavar e secar tapetes grandes. Para fazer uma lavagem a seco, misture, em proporções iguais, bicarbonato de sódio e amido de milho, que irão sugar a sujeira das fibras do tapete.

Para deixar um aroma mais marcante, você pode acrescentar folhas secas de canela, lavanda ou cravo. Aplique a mistura sobre o tapete inteiro e deixe agir por 30 minutos. Depois, é só limpar com um aspirador de pó.