Você precisa seguir esses 7 conselhos se quiser um feijão gostoso, encorpado e macio


Feijão é um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros. Paixão nacional ao lado do arroz, ele ainda é estrela principal de pratos tradicionais do país, como a feijoada e o baião de dois. Na hora de prepará-lo, porém, algumas dicas podem garantir sucesso no cozimento e sabor final. Anote algumas delas:

Como fazer feijão:

Dicas de cozimento

1. Deixe o feijão de molho no dia anterior. O hábito, além de facilitar a digestão e absorção de nutrientes, permite que ele cozinhe mais rapidamente.

2. Use a panela de pressão. Coloque na panela o dobro de água para a quantidade de feijão que você quer cozinhar. Quando a panela ganhar pressão, abaixe o fogo e marque 30 minutos no relógio. Espere que todo o vapor saia de dentro da panela antes de abrir.


Dicas para encorpar

1. Deixe o feijão cozinhar alguns minutos com a panela aberta. Você pode aproveitar esse momento para temperar e deixar a preparação ganhando corpo. Assim, o caldo do feijão vai reduzir e engrossar.

2. Use a concha para espremer alguns grãos contra a panela assim que estiverem bem cozidos e macios. A estratégia agiliza o processo de rompimento dos grãos que acabam engrossando o caldo.

3. Reserve uma parte dos grãos para bater no liquidificador. Coloque um pouco do caldo de cozimento junto e prepare um “creme de feijão” para engrossar o restante na panela.

Dicas de como temperar

1. Em outra panela, frite alho, cebola, pimentão e folhas de louro. Se você gosta de feijão com carne, pode acrescentar cubos de bacon, pedaços de costelinha ou carne seca.

2. Se você é vegetariano, pode temperar o feijão com pedaços de queijos defumados, como a ricota e o provolone, por exemplo. Eles conferem um sabor irresistível ao feijão.